Parto Natural, o que é?

Há muitos medos e crenças em relação ao PARTO, seja ele normal, humanizado, natural... e você o que imagina que seja o parto humanizado?

MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS

Trata-se do que há de mais atual em EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS, onde acontece um respeito pela fisiologia do parto. Para que a evolução aconteça com dilatação é preciso um ambiente tranquilo, onde a mulher se sinta SEGURA e CONFIANTE. É recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e pelo Ministério da Saúde brasileiro.

INTERVENÇÕES?

As intervenções podem ser usadas, mas com muita cautela, muitas vezes elas podem atrapalhar o trabalho de parto e gerar mais tensão e angustia na mulher. Por exemplo, o uso de ocitocina sintética (o famoso “sorinho”) pode aumentar a intensidade das dores e a frequência das contrações, e muitas vezes, é demais para mulher, não dá tempo para o útero descansar e isso pode causar cansaço, aumentar a percepção de dor, até a desistência.

MULHER É PROTAGONISTA E É APOIADA

A mulher é Protagonista neste tipo de parto, a equipe é apenas coadjuvante, assistem o parto com respeito e cuidado. A mãe pode ouvir música, usar aromas, apagar as luzes, criando um ambiente agradável e propício. Movimentar e caminhar facilitam a descida do bebê e diminui o tempo de trabalho de parto, chuveiro e banheira ajudam a amenizar a sensação de dor, assim como ela pode ter uma Doula para ajuda-la em todo o processo, com massagens, cuidando do ambiente, proporcionando mais segurança e apoio.

COMO O BEBÊ CHEGA

O bebê pode chegar com suavidade a este mundo, sem impacto brusco. Ele vai para o colo da mãe e fica no contato pele a pele, sentindo o coração pulsar, se acalmando, sentindo-se parte deste mundo. Favorecendo o vínculo mãe-bebê-pai, para o bebê isso significa sobreviver. O cordão umbilical é cortado após parar de pulsar, chegando mais sangue para o bebê.

DIREITO DE ESCOLHA

Enfim, cada mulher tem o direito de escolher como quer trazer seu filho à luz, ela vai cuidar para escolher uma equipe que apoie suas decisões. É importante que tenha conhecimento dos riscos e vantagens, ter apoio da equipe para vivenciar o processo!

Afinal é um momento único e especial que fica marcado na vida da mulher e do bebê!

Laís Gervásio

Posts recentes

Ver tudo

Consultas Online

ou

Presenciais em Florianópolis-SC

Terapeuta

Osteopatia

Constelação Familiar

Experiência Somática

Reiki

Doula

Cel.: (48) 99140 2544

lais@laisgervasio.com.br

  • whatsapp
  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • Branca ícone do YouTube

© 2021 by Laís Gervásio. Proudly created with Wix.com