top of page

Osteopatia


Filosofia e Prática

Mais que uma técnica, a Osteoapatia é uma filosofia de tratamento criada pelo médico americano Dr. Andrew Tailor Still no século XIX, com princípios importantes que resgatam a origem da medicina como:

  • o olhar do Corpo como uma UNIDADE, onde cada parte é importante e fundamental para o funcionamento do TODO;

  • se há alguma alteração na estrutura do corpo, sua função é alterada;

  • todas as partes do corpo precisam de sangue para se curar, de nutrientes vindos da alimentação, água e ar.

O tratamento se baseia em técnicas manuais que devolvem ao corpo a sua capacidade inata de auto cura!


Por exemplo, é importante devolver mobilidade à uma estrutura que estava endurecida, no caso das vértebras torácicas que normalmente estão rígidas, elas acabam gerando sobrecarga na coluna cervical, que é onde se manifesta a doença no caso de uma hérnia de disco.

Ou dando liberdade de movimento às fáscias de vísceras abdominais que aliviam a rigidez e dores lombares.

A variedade de técnicas é extensa como técnicas de manipulação articular, liberações miofasciais, técnicas craniossacrais, técnicas viscerais, liberações de artérias, mobilizações neurais, etc.


O Osteopata utiliza métodos de avaliação sensíveis na escolha da técnica que é utilizada de acordo com a necessidade de cada pessoa e em cada momento.


Em que momentos posso procurar um Osteopata?

Acredita-se que o corpo é muito sábio, ele somente manifestará a dor ou doença quando já esgotou sua capacidade de se curar e está todo adaptado, portanto é possível identificar estes ajustes feitos, e devolver função à estrutura a fim de manter o equilíbrio antes de uma manifestação física.

O corpo pode expressar um pedido de ajuda na forma de dor, ou um grito de socorro na forma de um “travar da coluna” ou uma doença...


Quanto antes identificar esta linguagem do corpo, mais rápido será possível buscar ajuda do Osteopata e fazer as alterações que julgue necessárias ao seu bem-estar.

Como o tratamento Osteopático visa o reequilíbrio do todo, qualquer manifestação do corpo pode ser auxiliada por este tipo de tratamento como: dores nas costas, coluna lombar, torácica, cervical; dores nos joelhos, pés, quadris, ombros, cotovelos, punho, mãos; cefaleias; dores de estômago e refluxos; alterações intestinais; cólicas menstruais e alterações de ciclo menstrual; alterações posturais, alterações no sono e humor, dentre outros.

Assim, a Osteopatia te convida ao Reequilíbrio na Totalidade!



O Tratamento

A consulta é individual e específica para cada pessoa, é feita uma anamnese detalhada onde é possível detectar disfunções através dos sinais e sintomas, em seguida é feita uma avaliação estática e dinâmica, palpação e testes específicos a fim de identificar quais partes do corpo estão em disfunção para depois tratá-la.

Duração e Frequência são variáveis: uma vez por semana, quinzenalmente, mensalmente ou com maior intervalo.

O objetivo pode ser alcançado em uma consulta ou ao longo de meses.


Esse reequilíbrio do corpo acontece em cada pessoa de maneiras diferentes. E normalmente tem relação com questões emocionais ou sistêmicas.

Me conta aqui se você já fez uma consulta ou um tratamento osteopático.

Grande abraço,

Lais



1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page