top of page

DOR DE CABEÇA, o que ela quer?

Cefaleia, migranea, enxaqueca, não importa como seja chamada, a dor de cabeça incomoda muitas pessoas, atrapalha o trabalho, as relações, o humor... Então, para quê ela aparece?

É um sintoma de diversas disfunções, pode ser crônica ou aguda. Caso você tenha de forma inesperada é importante procurar ajuda especializada.

Existem dores que são em aperto, começam no pescoço e sobem pela cabeça, com dor no fundo dos olhos ou não; outras são latejantes, ficam pulsando só de um lado da cabeça ou parece que vai explodir; umas aparecem de manhã, ouras no final do dia, após uma refeição, ou ainda próximo ao ciclo menstrual nas mulheres.

Cada característica indica um tipo de causa e podem ter outros elementos envolvidos.

Na osteopatia, que trata o corpo como um todo, a causa pode ser uma disfunção do fígado, do útero, da cervical, da mandíbula, do tubo dural, ossos cranianos, desequilíbrios fasciais entre outras. Isso não significa que tenha uma doença nestas regiões e sim que não estão funcionando em seu 100% e precisam de uma ajuda. Usamos técnicas suaves viscerais, craniossacrais, de terapia manual com a intenção de devolver ao corpo sua capacidade inata de se curar!

Além do físico, costumamos guardar no corpo tensões de nosso dia-a-dia ou de um evento específico. Como isso acontece? Nosso corpo é programado para reagir diante das situações como um instinto de sobrevivência. Na natureza os animais fazem isso de maneira bem equilibrada, diante de um leão o animal vai correr ou lutar pela sua vida, isso gera movimentos corporais que liberam a tensão.

Nós não podemos morder, bater ou gritar então o corpo guarda esta energia que seria destinada para lutar ou fugir, contraindo os músculos ou gerando desconforto nas vísceras. O tratamento com experiência somática ajuda a aliviar estes sintomas com consciência e controle do estresse.

Sim, a dor de cabeça pode ser um convite para se cuidar, se conhecer, se controlar! Se você sentiu este chamado procure apoio!

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page