top of page

Exercite a Linguagem do Corpo!


Usando a Linguagem das Sensações e a Sensopercepção para a Cura

Assim como podemos fortalecer os músculos com exercícios, é possível aumentar nossa resiliência desenvolvendo e praticando reações saudáveis diante de ameaças e traumas.

A Experiência Somática® é uma ferramenta terapêutica que cura o trauma ao nos ajudar a integrar as várias partes do cérebro, restaurando o controle de nosso cérebro racional. Ela também usa a consciência focalizada nas sensações internas para regular o sistema nervoso, restabelecer um fluxo saudável de energia no corpo e integrar nossos pensamentos e emoções.

A Sensopercepção como ferramenta básica para o auto-conhecimento

Sensopercepção é a linguagem do corpo/mente. Ela nos informa instantânea e simultaneamente sobre o ambiente externo e interno. Diz, por exemplo, em qual posição nosso corpo está, quando está se movendo e onde está tenso. Diz como estamos nos sentindo a respeito do que experimentamos em dado momento. Ela nos dá informações mesmo quando não estamos conscientes dela.

Pesquisas confirmaram que a capacidade de conexão com a sensopercepção determina a rapidez com que uma pessoa se recupera do trauma.

Utilizar a sensopercepção como ferramenta de cura demanda mudar o foco de emoções e pensamentos para sua expressão física, a camada mais profunda e mais básica de nossa experiência.

Como os pensamentos e as emoções são mais complexos e, portanto, atraem mais fortemente nossa atenção, pode parecer difícil manter a consciência ficada apenas nas sensações físicas.

Manter o foco na sensopercepção permite que a sensação de constrição se dissipe. Voltar-se para a sensopercepção é mais ou menos como meditar. Fazemos isso suavemente, sem forçar, focalizando a consciência no que experimentamos e não no que pensamos.

Ter a capacidade de acessar a sensopercepção permite-nos sentir mais firmes e à vontade com nosso corpo. Aperfeiçoa a sensação de equilíbrio e coordenação. Propicia experiências sensoriais mais intensas e melhora a memória.

Exercício: Praticando a Sensopercepção

É possível praticar a sensopercepção da mesma forma que exercitamos os músculos.

Reserve um minuto apenas para olhar a sua volta, memorizando cada detalhe do ambiente. Perceba todos os detalhes que não tinha notado antes.

Então, por mais um minuto, feche os olhos e perceba todas as sensações do seu corpo. Respiração, batimentos cardíacos, tônus muscular de braços e pernas. Perceba o queixo, o rosto e o pescoço. Note se está sentindo algo no estômago. Perceba se e onde existe fluxo ou tensão no seu corpo; anote mentalmente, sem fazer nada a respeito. Realizando este exercício duas a três vezes por dia, por duas semanas, você terá acesso à sensopercepção sempre que precisar.

Do Livro: Do Trauma à Cura- Um Guia Para Você, Gina Ross.

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page