Experiência Somática
O que é?
Segundo a Associação Brasileira do Trauma a Experiência Somática ou Somatic Experiencing® - SE é uma abordagem naturalista para a resolução e cura do trauma, desenvolvida pelo Dr. Peter Levine.
É baseada na observação de que os animais selvagens, embora rotineiramente ameaçados, raramente são traumatizados.
Os animais na selva utilizam mecanismos inatos para regular e neutralizar os altos níveis de ativação associados aos comportamentos defensivos de sobrevivência.
Estes mecanismos proporcionam uma “auto-imunidade” ao trauma, possibilitando que retornem à vida normal após experiências avassaladoras de ameaça à vida.
Os seres humanos possuem a mesma capacidade, mas por excesso de racionalizações e julgamentos, acabam perdendo-a parcialmente, resultando em uma série de sintomas físicos e psicológicos que causam sofrimento, e perda de confiança na vida.
O método Somatic Experiencing® entende que o trauma não é causado pelo evento em si, mas que se desenvolve por uma incapacidade do corpo, da mente e do sistema nervoso de processar estes eventos estressantes.
O que é trauma?
Trauma é algo que aconteceu cedo demais, rápido demais ou intenso demais.
Mas o trauma não é causado pelo evento em si, ele se desenvolve por uma incapacidade do corpo, da mente e do sistema nervoso de processar estes eventos estressantes.
Como funciona?
No campo terapêutico, a SE utiliza técnicas que convidam o cliente a perceber e observar as sensações corporais presentes a cada momento.
Através deste contato com o próprio corpo cria-se um estado de presença e neste estado é possível executar uma real mudança.
Diante de cada pensamento que temos o corpo expressa uma sensação física mesmo sem nos darmos conta dela.
Por exemplo quando nos recordamos de um lugar lindo onde estivemos e passamos bons momentos, a tendência é que o corpo fique mais leve, a respiração mais profunda, surge um brilho no olhar e talvez um sorriso esboce no rosto.
Da mesma forma se lembramos de um momento desagradável ou de um problema que ainda não resolvemos, o corpo reage contraindo, encolhendo, aumentando a tensão nos ombros, talvez na mandíbula, a testa franze, pode até dar dor no estômago.
Experimente observar seu corpo e as mudanças que surgem nestas diferentes situações, e depois experimentando sentir o seu corpo aqui e agora...
Interessante é que muitas vezes nós ficamos “presos” em momentos do passado, ou momentos futuros, que almejamos, e acabamos tendo reações do corpo que vão se acumulando ao longo do tempo...por exemplo uma tensão no pescoço e peso nos ombros.
Estas sensações podem estar ligadas à uma situação vivida no passado e se perpetua até hoje. E diante de um estimulo um pouco maior, como um esforço a mais no trabalho, a sensação intensifica.
Quando nos damos conta destas reações do corpo podemos estar mais atentos ao próprio corpo, ouvindo-o, sentindo-o, e nos mantendo presentes no aqui e agora.
Neste local há mais Vida, nos sentimos mais fortes e mais leves!
Assim, a Experiência Somática faz um convite à Vida!
Pra quem é?
Homens e mulheres que viveram alguma situação traumática e querem curar seus traumas como:
-
Acidentes automobilísticos (carro, moto, bicicleta)
-
Atropelamento
-
Cirurgias
-
Nascimento ou Parto
-
Abuso sexual (um olhar ou um toque pode ser percebido como abuso)
Ou pessoas que sentem Medos intensos e querem superar:
-
Medo de andar de avião
-
Medo de Dirigir
-
Medo de ficar sozinha
-
Medo de escuro
-
Medo de algum animal (cachorro, cavalo, barata)
-
Medo de morrer
entre outros..
Existem traumas que são desenvolvidos por situações vividas repetidamente na infância ou decorrentes de situações que ao nossos olhos parecem bobas, mas que para a pessoa foi intensa.
Nestes caso pode ser que você não tenha consciência e por isso vamos explorando os sinais ou sintomas do corpo como:
-
Dores no corpo: ombros, costas, joelho, pernas...
-
Dor de estômago
-
Dor de cabeça
Sinais de estresse e ansiedade são uma indicação de traumas latentes ou de aumento da ativação do Sistema Nervoso Autônomo e podem ser amenizados e curados através da Experiência Somática.
-
Dificuldade para dormir
-
Má digestão
-
Intestino Preso
-
Falta de foco
-
Dificuldade de descansar
O Tratamento
Na primeira consulta nos conhecemos e teremos uma visão geral de quais são suas necessidades, seja de um trauma especifico, de uma dor ou uma situação do dia a dia.
Seguimos o tratamento em consultas semanais liberando as memórias que estiverem gravadas no corpo.
A cada encontro você vai aprender técnicas que te dão autonomia para praticar na sua rotina.
A consulta:
-
é individual
-
duração de 60 minutos
-
ONLINE ou PRESENCIAL.
-
Frequência semanal
Este tratamento é muito cuidadoso e segue em doses suaves para acompanhar o sistema nervoso autônomo, facilitando sua descarga e a Cura em níveis profundos.
Laís Gervásio fez a formação em Experiência Somática de 2011 a 2015 e observa excelentes resultados com este tratamento.