Consultas Online

São José do Rio Pardo-SP

 

Florianópolis-SC

Terapeuta

Osteopatia

Constelação Familiar

Experiência Somática

Reiki

Doula

Cel.: (48) 99140 2544

lais@laisgervasio.com.br

  • Branca Ícone Instagram
  • White Facebook Icon
  • Branca ícone do YouTube

© 2016 by Laís Gervásio. Proudly created with Wix.com

 

Experiência Somática

Trauma e Cura
 

Segundo a Associação Brasileira do Trauma: “Somatic Experiencing®” - SE (Experiência Somática) é uma abordagem naturalista para a resolução e cura do trauma, desenvolvida pelo Dr. Peter Levine. É baseada na observação de que os animais selvagens, embora rotineiramente ameaçados, raramente são traumatizados. Os animais na selva utilizam mecanismos inatos para regular e neutralizar os altos níveis de ativação associados aos comportamentos defensivos de sobrevivência. Estes mecanismos proporcionam uma “auto-imunidade” ao trauma, possibilitando que retornem à vida normal após experiências avassaladoras de ameaça à vida.

 

No campo terapêutico, a SE utiliza técnicas que convidam o cliente a perceber e observar as sensações corporais presentes a cada momento. Através deste contato com o próprio corpo cria-se um estado de presença e neste estado é possível executar uma real mudança.

 

Diante de cada pensamento que temos o corpo expressa uma sensação física mesmo sem nos darmos conta dela. Por exemplo quando nos recordamos de um lugar lindo onde estivemos e passamos bons momentos, a tendência é que o corpo fique mais leve, a respiração mais profunda, surge um brilho no olhar e talvez um sorriso esboce no rosto. Da mesma forma se lembramos de um momento desagradável ou de um problema que ainda não resolvemos, o corpo reage contraindo, encolhendo, aumentando a tensão nos ombros, talvez na mandíbula, a testa franze, pode até dar dor no estômago.

 

Experimente observar seu corpo e as mudanças que surgem nestas diferentes situações, e depois experimentando sentir o seu corpo aqui e agora...

 

Interessante é que muitas vezes nós ficamos “presos” em momentos do passado, ou momentos futuros, que almejamos, e acabamos tendo reações do corpo que vão se acumulando ao longo do tempo...por exemplo uma tensão no pescoço e peso nos ombros. Estas sensações podem estar ligadas à uma situação vivida no passado e se perpetua até hoje. E diante de um estimulo um pouco maior, como um esforço a mais no trabalho, a sensação intensifica.

 

Quando nos damos conta destas reações do corpo podemos estar mais atentos ao próprio corpo, ouvindo-o, sentindo-o, e nos mantendo presentes no aqui e agora. Neste local há mais Vida, nos sentimos mais fortes e mais leves!

 

Assim, a Experiência Somática faz um convite à Vida!

O Tratamento

 

A consulta é individual, o cliente pode escolher trabalhar um trauma específico como um atropelamento ou acidente de carro; ou ainda querer trabalhar com medo de cachorro ou medo de altura. Ou ainda pode não trazer um tema mas querer melhorar a ansiedade ou dormir com mais qualidade. 

O obejtivo do cliente pode ficar mais claro ao longo da consulta.

Este tratamento é muito cuidadoso e segue em doses suaves para acompanhar o sistema nervoso autônomo, facilitando sua descarga  e a Cura em níveis profundos.

Laís Gervásio ainda está em formação, poderá ajudar seu cliente e reconhecerá seu limite, nos campos que forem além de sua percepção.